sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Segundo Seminário - Museu Guggenheim, Bilbao

Escolhemos o Museu Guggenheim, Bilbao, obra do arquiteto americano Frank Gehry, por representar um magnífico exemplo da arquitetura vanguardista do século XX. Esse projeto teve como objetivo revitalizar a cidade de Bilbao, que é hoje uma das mais visitadas da Espanha. O Museu se caracteriza por suas formas retorcidas e curvilíneas, compondo uma série de volumes todos revestidos com placas de titânio. Visto do rio o Museu parece ter forma de barco, homenageando a cidade portuária.
Analisando o livro Lições de Arquitetura, percebemos as seguintes características: o Museu tem como objetivo ser acessível para o maior número de pessoas, portanto um local público. Porém ele não fica permanentemente aberto, precisando de um responsável por seu funcionamento, caracterizando também um local privado. Visto de fora a edificação não corresponde às características de um museu, porém quando visto de dentro, ele possui demarcações territorias, como as salas de exibições e galerias, que são as principais características de um museu.

Modelagem Bi e Tri

Seguindo o estilo do artista Amilcar de Castro, fizemos esculturas em papel, partindo de simples cortes e dobraduras.

Primeiro Seminário - A Rua

No primeiro seminário meu grupo falou sobre o Capítulo 9 - A Rua, do livro Lições de Arquitetura - Herman Hertzberguer. Procuramos dar ênfase à idéia de que há uma desvalorização do conceito de rua devido a alguns fatores como o aumento do tráfego motorizado, organização sem critérios das áreas de acesso às moradias, anulação da rua como espaço comunitário. Assim, mostramos exemplos de conjuntos habitacionais, blocos de moradias que ressaltassem fatores que criam condições para uma área mais viável de rua, um lugar onde o contato social entre os moradores pode ser estabelecido como uma sala de estar comunitária.




Familistère, Guise, França













Spangen, Roterdam













Royal Crescents, Bath, Inglaterra